Já passou dos 25 anos e a acne não te abandonou? Se além disso a sua acne se concentra mais na mandíbula, tem muita inflamação e pouco cravinho, você pode ter acne da mulher adulta.

Cerca de 75% das mulheres com acne da mulher adulta, terão exames de sangue (com dosagem hormonal) normais enquanto 25% das mulheres podem ter alterações. Fato é que em todos os casos, a oscilação hormonal no ciclo menstrual gera piora do quadro de acne.

O tratamento, embora tenha muitas similaridades com a acne do adolescente, difere um pouco.

O tratamento tópico é bem similar, com ácido azelaico, retinóides, ácido glicólico, salicílico, niacinamida e antibióticos como parte do arsenal terapêutico. No entanto, vale notar, que a pele das pacientes com acne da mulher adulta, tende a ser mais sensível que a pele dos adolescentes.

Para o tratamento via oral, podemos usar medicamentos anti-androgênicos, como espironolactona ou ciproterona, além de alguns anticoncepcionais. O uso de isotretinoína oral também pode ser valioso em alguns casos, principalmente aqueles que não melhoram com as demais medidas e naqueles que apresentam muitos cravinhos. Antibióticos por via oral também podem ser associados ao tratamento.

E você? Conhece alguma amiga ou familiar que está com esse quadro? Encaminhe para ela esse artigo por e-mail ou whatsapp!