Se você tem Melasma e gostaria de ter as manchas sob controle, salve as dicas abaixo!

  1. Usar protetor solar corretamente. A maioria das pacientes com melasma até usa protetor solar, mas acabam errando ao usar pouca quantidade, não usar cobertura contra luz visível e não reaplicar ao longo do dia. A proteção solar ideal para o melasma deve incluir uma boa camada de protetor solar sem cor seguida por protetor solar com cor ou base de maquiagem. O recomendado é que seja FPS 50 ou maior. A reaplicação deve ocorrer, se estive exposta ao sol, a cada 2-3 horas. No entanto, se estive em ambiente fechado, no dia a dia, pode reaplicar 2-3x ao dia, sempre que notar que houve perda da cobertura inicial.
  2. Não adianta proteger o rosto do sol e ficar bronzeando o corpo. Quando a pele do corpo se bronzeia, é muito comum que o melasma no rosto (mesmo protegido) escureça mais. Fugir do sol é a melhor saída para manter as manchinhas sob controle.
  3. Insira anti-oxidantes tópicos na rotina do cuidado com a pele do rosto, por exemplo, vitamina C e niacinamida.
  4. Evite usar clareadores contendo corticóide ou hidroquinona por períodos prolongados sem supervisão da sua dermatologista. Os corticóides podem induzir formação de vasinhos no rosto, que tornaram seu melasma cada vez mais reativo ao calor. Já a hidroquinona, pode gerar mais manchas na pele.
  5. Não irrite a sua pele! Evite esfoliar demais, atritar demais ou usar ácidos fortes demais. Tudo isso pode piorar a gravidade das manchas.
  6. Se as manchas estiverem te incomodando, procure tratamento médico! Embora a sua participação no tratamento seja fundamental, algumas tecnologias no consultório dermatológico podem ajudar!