As estrias são áreas de perda de colágeno decorrentes do rápido estiramento da pele ou do uso de certos medicamentos, como corticóides.

Quando recentes, são avermelhadas (rubras) e quando antigas são brancas (albas). Costumam ocorrer durante o crescimento na fase da puberdade, no final da gestação, quando há ganho de peso, colocação de prótese de silicone, uso de corticoide tópico ou oral por tempo prolongado.

Existe um mito de que as estrias brancas não podem ser tratadas. Isso não é inteiramente verdade. É verdade, sim, que as estrias avermelhadas podem responder mais rapidamente ao tratamento, mas o tratamento pode ser indicado em todas as fases. Outra realidade é que nenhum tratamento irá erradicar com as estrias de uma vez por todas. Os tratamentos permitem melhorar a superfície da pele, melhorar a coloração das estrias, reduzir sua aparência, mas exterminá-las por completo não.

Então vamos conhecer os principais tratamentos?

  • Microagulhamento: opção de tratamento tanto para estrias brancas quanto avermelhadas. As microperfurações na pele vão estimular a produção de colágeno e reduzir a atrofia presente na área da estria, superficializando as marcas.
  • Radiofrequência ablativa
  • Laser ablativo
  • Luz pulsada
  • Ácidos para uso em casa ou no consultório, como ácido retinóico